O ultrassom é um exame de diagnóstico por imagem muito utilizado na medicina veterinária, por permitir a avaliação de órgãos como fígado, baço, rins, próstata, testículos, pâncreas, ovários, adrenais e linfonodos, bem como os órgãos cavitários, tais como a bexiga urinária, ureteres, vesícula biliar, útero e trato gastrointestinal.
É considerado um exame não invasivo e a sedação ou anestesia do paciente raramente é necessária para sua realização.
As indicações para realização da ultrassonografia abdominal incluem casos de aumento de volume abdominal, com ou sem massa palpável; emagrecimento progressivo, pesquisa de metástases, febre de origem indeterminada, pesquisa de corpos estranhos e processos obstrutivos. A técnica também é utilizada em animais com vômito e diarreia, pesquisa de cálculos, disúria ou anúria, presença de líquido em cavidade torácica e abdominal. Em fêmea gestantes é feita para a avaliação da viabilidade fetal.
A ultrassonografia com Doppler colorido faz o complemento do procedimento tradicional em modo preto e branco, sendo capaz de oferecer informações relevantes quando se faz necessário o uso desta técnica. Ele permite avaliar o grau e tipo de vascularização de órgãos, pequenos nódulos e/ou formações, localizar trombos vasculares e torções.
Todos nossos veterinários ultrassonografistas estão capacitados para realização do exame em modo B e colorido nas condições acima.
Já o estudo Doppler para avaliação de doenças congênitas ou adquiridas, como Shunt porto-sistêmico e Doenças Renais é um exame direcionado e requer um especialista para essa realização. Em caso de dúvida consulte seu veterinário ou entre em contato conosco que nossos atendentes estarão prontos para atendê-lo.