Infraestrutura

Há 20 anos, o IVI vem se aprimorando e buscando continuamente a melhoria de seus processos e infraestrutura, contando com equipamentos de alta tecnologia a fim de proporcionar o melhor atendimento e a melhor experiência possível aos animais e seus proprietários.

Dentro desta estrutura, o IVI conta com uma recepção com capacidade de atendimento para 4 clientes simultaneamente. Também oferecemos duas salas de espera exclusivas para gatos e cachorros, para evitar o estresse pelo contato com outros bichos, além de dois ambientes ao ar livre que podem ser usados para animais mais agitados.

Para a realização dos exames, dispomos de duas salas de exame para radiologia, com blindagem própria para o radiodiagnóstico, garantindo a devida segurança ao animal e ao proprietário/tutor. Contamos com um emissor de Raios-X de 500mA 125kVp de alta frequência da marca Tecno Design.

Na sala de processamento da imagem, utilizamos dois aparelhos da marca Agfa para Radiologia Computadorizada (CR) permitindo o processamento digital das imagens radiográficas; um CR30 e um CR10. Além disso, uma impressora de filme DRY – Agfa, faz a impressão das imagens radiográficas em filme.

Já a sala de laudo radiodiagnóstico possui duas estações de trabalho com monitores médicos de 2 MegaPixel para o processamento das imagens que serão enviadas ao PACKS – WTT, que possibilita a visibilização das imagens radiográficas pelos setores de imagem do IVI. Há três estações de laudo, em sala anexa a sala de processamento com monitores de alta resolução para a confecção do laudo radiográfico.

As três salas de ultrassom abdominal contam com infraestrutura que permite o controle de luminosidade e conforto para o animal durante o exame ultrassonográfico. Nosso aparelho em cada sala é um modelo da P6-GE, com dois transdutores (linear e convexo multifrequenciais até 12 MHz), permitindo a realização precisa de estruturas como adrenais e linfonodos mesmo em animais de pequeno porte.

Para o laudo de ultrassom, temos três estações de trabalho que permitem a realização do laudo e monitorização de uma das salas do ultrassom com projeção simultânea do exame ultrassonográfico. Já na sala de eletrocardiografia, a nossa infraestrutura possibilita a realização de eletrocardiograma digital para computador ECG PC – TEB e emissão do laudo na própria sala.

Existem duas salas de exame para ecocardiografia, com estrutura que possibilita o controle de luminosidade e conforto para o animal durante o exame. Uma com um aparelho VIVID 3 – GE e outra com um VIVID S6 – GE, cada um com transdutores setoriais de 3 e 5 MHz, que permite a realização de exames ecodopplercadiografia de congênitas em cães e gatos.

Dentro da sala de exame para tomografia computadorizada, que foi estabelecida dentro das normativas técnicas, contamos com blindagem própria para o radiodiagnóstico, permitindo a devida segurança ao animal e ao proprietário/tutor. O aparelho tomógrafo “multislice” de 16 canais BRIVO CT385 GE, 1º aparelho dessa qualidade que foi instalado na veterinária, permite alta resolução e qualidade de imagem com redução da dose de radiação e pós-processamento automático eficiente e rápido.

A nossa sala de coleta assegura a coleta de amostras para o laboratório clínico, uma área de realização de exames laboratoriais, que dispõe de uma ampla área destinada ao trabalho conjunto do recebimento e identificação por código de barras dessas amostras à realização dos exames de rotina como hematologia, bioquímica, urina e fezes, que conta com aparelhos para hematologia: ABX-VET HORIBA, e para contagem celular automática bioquímica. Dentro do 2º laboratório de cultura e citologia são também realizadas aulas práticas do curso de diagnóstico e patologia clínica.

Juntamente aos demais serviços, o IVI possui recepção específica do laboratório para o controle da retirada das amostras pelo serviço de motoqueiros e liberação dos resultados dos exames. Há, ainda, duas salas de aula para até 30 alunos com projeção em HDMI em tela de xx polegadas dedicadas a realização de aulas práticas do curso de ultrassom.