Urtado, S.L.R., Silva, T.R.C., Cavaletti, F.C., Pereira, E.C., Baptista, D.S, Cantoni, S.Z. Levantamento radiográfico de 2681 felinos atendidos no instituto veterinário de imagem no período de 2000 a 2005. Departamento de radiodiagnóstico do Instituto Veterinária de Imagem. R. Agisse, 128, CEP: 05439-010, São Paulo, Brasil, e-mail: fercavaletti@yahoo.com.br
Introdução: Notamos nos últimos anos, um aumento exponencial no atendimento de felinos no setor de radiodiagnóstico do Instituto Veterinário de Imagem (I.V.I.). Talvez, pelo fato do grande crescimento urbano, pelo aumento da procura por um animal de companhia, uma vez que as pessoas estão diminuindo, cada vez mais, o número de filhos, ou até por mudanças culturais e comportamentais. O fato é que vimos a necessidade de classificar os principais achados nessa espécie animal, para aprofundar os estudos concernentes aos mesmos. Realizamos então, um estudo retrospectivo entre os anos de 2000 a 2005 com imagens, achados e laudos radiográficos destes animais encaminhados ao nosso setor de radiodiagnóstico.
Material e Método: Foi realizado um levantamento das principais afecções que acometem os felinos, no período de 2000 até 2005, dos exames radiográficos realizados no Serviço de Radiodiagnóstico do Instituto Veterinário de Imagem em um equipamento da marca Tecno-design modelo 500HF. Neste estudo, classificamos os achados radiográficos de acordo com a sua localização: sistema osteoarticular (afecções infecciosas / inflamatórias, neoplásicas, metabólicas, congênitas, degenerativas e traumáticas); cavidade torácica (afecções pulmonares, pleurais, traumáticas, esofágicas, cardíacas e congênitas); cavidade abdominal (trato gastrointestinal, urogenital, peritoneal, traumáticas e congênitas).
Resultados e Discussão: Em um período de 05 anos foram realizados 2681 exames em felinos no setor de radiodiagnóstico do Instituto Veterinário de Imagem. Dentre os quais, 1637 (61%) apresentaram alterações osteoarticulares, 1316 (49%) torácicas e 528 (19,6%) abdominais. Das lesões osteoarticulares, mais frequentemente observadas, destacaram-se as traumáticas com 797 casos (47,6%) e as degenerativas com 379 animais (23,1%). Quanto à região torácica, as alterações cárdio-pulmonares e pleurais mostraram a incidência mais elevada com 285 (21,6%), 357 (27,1%) e 154 (11,7%) respectivamente. Na cavidade abdominal, as afecções em trato gastrintestinal e urogenital se sobressaíram das demais, com 185 (35%) e 94 (17,8%), respectivamente. É importante ressaltar que 800 (29,8%) animais apresentaram mais de um tipo de lesão e, 500 gatos (18,6%), não apresentaram alterações radiográficas dignas de nota.
Demonstramos assim, que dentre as afecções do sistema osteoarticular as traumáticas são as mais freqüentes, na cavidade torácica as alterações pulmonares predominam e, finalmente, se tratando de cavidade abdominal, as em maior número são referentes ao sistema digestório. O estudo radiográfico é de suma importância na análise e controle de lesões diversas, auxiliando o diagnóstico clínico, tratamento adequado, seja ele emergencial, cirúrgico ou de suporte, e prognóstico.
Referências Bibliográficas: Farrow, C. S. et al. 1994. Radiology of the cat. 1ª Ed. Ed Mosby - Kealy, J. K. & McAllister, H. 2000. Diagnostic radiology and ultrasonography of the dog and cat. 3ª ED. Ed W. B. Saunders Company - Owens, J. M., Biery, D. N. 1999. 2ª Ed. Ed Williams & Wilkins - Thrall, D. E.1998. Textbook of veterinary diagnostic radiology. 3ª Ed. Ed W. B. Saunders Company - Ticer, J. W.1987. Técnicas radiológicas na prática veterinária. 2ª Ed. Ed Roca.
PALAVRAS-CHAVE: cat, diagnostic and radiology.